13 de mai. de 2007

Continuando...

6. Agora que vocês já escreveram a tarefa, precisamos pensar nas informações que serão disponibilizadas para os alunos pesquisarem.

Deixar os alunos sozinhos neste mar de informações chamado Internet? NEM PENSAR! E a ação educativa, meta do nosso trabalho como profissionais da educação, onde ficaria?

Na webquest os alunos participam de forma ativa durante a execução, mas nós, os professores, precisamos oferecer a eles uma “bússola” para auxiliar na navegação na internet. Por isto, a partir de agora vocês precisarão estruturar o processo e a seleção dos recursos da webquest.

Primeiro descrevam passo a passo as etapas que os alunos deverão seguir para resolver a tarefa que vocês propuseram. Depois, selecionem sites nos quais eles possam pesquisar sobre o assunto.

Lembrem das dicas de pesquisa na web que nós já trabalhamos em sala:
Usar aspas quando quiser procurar várias palavras interligadas.
Usar o sinal +, para incluir palavras na busca.
Usar o sinal –, para excluir alguma palavra da sua busca.

7. Elaborado o processo e selecionados os recursos, chamem a professora para acompanhar as produções já realizadas por vocês até o momento. Não esqueçam: a opinião de seus colegas também pode ser importante para melhorar a webquest.