14 de mai. de 2007

Turma de Anos Iniciais: Iniciando a produção de uma webquest

São 12 etapas para construirmos a webquest, estão prontos para iniciar?

1. Agora que vocês já visitaram e conheceram alguns exemplos de webquest, vamos iniciar a construção da nossa própria webquest.
O ponto de partida deve ser a escolha do tema. Seu grupo já definiu o tema da webquest? Ainda não?! Então vamos lá, escolham primeiro o tema. Não esqueçam de pensar e deixar claro também para qual série vocês estarão criando a webquest.

2. Escolhido o tema, vocês estão prontos para dar o pontapé inicial: construir a introdução da webquest.

Vamos iniciar a construção no editor de textos (word) e somente no final colocaremos na web, OK?
Lembrem-se que toda boa idéia pode ser fruto de bons modelos referenciais que auxiliem a dar partida à nossa imaginação. Portanto, pesquisem, visitem algumas webquests e, mãos à obra!

Além das webquests que vocês já visitaram nos sites:
www.webquest.futuro.usp.br
www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq

Dêem uma olhada nas introduções das seguintes webquests:

http://www.coljxxiii.com.br/webquest/estufa.htm
http://www.geocities.com/p_reis/webquest2.html
http://camila.catucci.vilabol.uol.com.br/index.htm
http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=826&id_pagina=4

(...) E vejam de que forma elas podem contribuir nas idéias de vocês.

Vejam também um modelo do que NÃO é uma webquest, para que a sua produção possa ser de alto nível:
http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=2137&id_pagina=1

Ao escrever a introdução da webquest, lembrem: Os alunos, por mais que não demonstrem isso, gostam muito de situações desafiadoras e misteriosas, instigantes e provocantes!

3. Está pronta a introdução? Então chamem a professora para dar uma lida.

Concluída a introdução, comecem a pensar sobre a TAREFA da webquest. Lembrem: a tarefa é a parte mais importante na webquest, é ela que distingue uma boa webquest de uma tentativa frustrada de produção para a web.
Ao trabalharem com uma Webquest, os alunos deverão realizar uma tarefa determinada. Eles terão que organizar as informações que localizarem na Internet e não apenas copiar e colar! Não esqueçam disto!
Antes de iniciarem a produção da tarefa, peçam à professora o texto sobre a TASKONOMIA DAS WEBQUESTS, pois irá auxiliá-los nas idéias.

4. Leitura do Texto: TASKONOMIA DAS WEBQUESTS

5. Agora que vocês já leram o texto, serão capazes de identificar o tipo de tarefa, segundo a classificação proposta por Bernie Dodge e elaborar então, uma boa tarefa para a webquest do grupo.

Após a produção da tarefa, chamem a professora para olhar e deixar algumas idéias e dicas, certo?